História

Sigam o Movimento Lambazouk no Twitter:  @Lambazouk 
 "Enquanto o Lambadeiro viver a Lambada Jamais morrerá"   (Tio Piu) RJ.




Historia da lambada

A lambada, música e dança, sobrevive nas areias de Porto Seguro, segundo diz esse que foi um dos mais populares estilos de dança brasileiro mesclando magia e outros ritmos.

Lambada é uma dança que se tornou internacionalmente popular na década de 1980. A exata origem da dança é discutível, mas sabe-se ter iniciado no Brasil e tem pioneiros, como o forró, o maxixe, e do carimbó.

Muitas pessoas dizem que tudo começou na Bolívia, baseado na canção chamada Lambada, que é realmente uma tradução não autorizada da música "Llorando se fue", do grupo Los K'jarkas boliviano. Kaoma, um grupo francês, registrou este número um mundial Verão hit "Lambada", que vendeu 5 milhões de discos em 1989.
Após 1990 o filme "Lambada", a dança foi mais frequentemente associada com Dirty Dancing, ou também chamada de Forbidden Dance. Embora os brasileiros vê-lo mais como uma dança sensual e romântico, em vez de um erótico.
Após 1994, a música brasileira estilo (também chamado de lambada), que deu nascimento à dança, começou a ser menos popular, e os bailarinos começaram a utilizar outras fontes musicais para continuar praticando a dança lambada. Entre estes ritmos foram os Flamenco Rumba (como os da Gypsy Kings) e alguns árabes músicos.

Hoje a maioria dos Lambada Zouk é dançado a música e a dança evoluiu muito desde a sua forma original, que existe uma discussão em curso se o Zouk-Lambada é um novo tipo de dança ou simplesmente a evolução natural da Lambada do início dos anos 90. O Zouk-Lambada estilo ainda é muito popular em muitos países como o Brasil, Reino Unido, Espanha, Holanda, Dinamarca, EUA, Israel, Itália, Aruba, Alemanha, Japão e Austrália.

Desde o momento o Brasil foi uma colônia do Carimbó Português a uma dança popular na parte norte do país. Era um frouxo e muito sensual e dança a música foi tocada principalmente entre as batidas dos tambores feitos de troncos de madeira, desbaste pelo fogo.
Depois de um tempo, a dança e a música mudou. Conquistou muitas influências da música das Caraíbas. Também foram gerados novos ritmos como o Sirimbó e da Lari Lari, mudando para sempre a forma como o original foi Carimbó dançaram.
Este tipo de música mais tarde foi chamado de "ritmos da Lambada". Este nome foi muito atraente, e começou a ser associada com esta nova emergente face de um velho dançando estilo.
Em 1983, casais começaram a dançar o Carimbó, num estilo muito semelhante ao do Merengue, mas com a adição de muitas rodadas. Nessa altura um cantor chamado Pinduca brasileiro publicado uma longa jogada de gravar com esse tipo de música e para isto é fortemente acreditava ele é o verdadeiro pai da Lambada, mas ele nunca chegou a ser conhecido em qualquer outro lugar.
A fusão entre o metal e música eletrônica a partir do Caribe trouxe novamente um novo rosto para o Carimbó, que começou a ser tocada em toda a região norte-oriental do Brasil (um lugar bem conhecido por seu apelo turístico), e por isso este novo Carimbó percorrida com um novo nome de Lambada.

A lambada da Bahia – A primeira explosão

Depois de viajar pelo Brasil a Lambada alcançou a Bahia. Aqui ela começou a receber algumas influências do forró, até que finalmente se tornou um 4-beated dança estilo, que foi definitivamente diferente do original Carimbó.
A esta nova forma de dançar lambada nascida estava com as pernas arqueadas, e as medidas foram feitas a partir de um lado para o outro, e nunca de frente para trás. Este foi também o momento em que as apertadas saias estavam na moda, e ambas as coisas (a dança e à moda) ficaram muito próximas de uma outra.
Durante estes anos, o carnaval da Bahia foi aumentando em popularidade e todos os verãos um novo tipo de dança mostrou-se, e que desaparecem durante o ano seguinte, quando um outro estilo e ritmo dançante teriam vaga no Verão seguinte.
Juntamente com o "Trio Elétricos" (Big móvel banda caminhões cobertos com palestrantes de todo) tocar as músicas em qualquer lugar em Salvador, a música e a dança lambada começou a tornar-se muito popular na Bahia, e estabeleceu-se na cidade de Porto Seguro.

Ainda assim, neste primeiro bom da Lambada, a região sudeste do Brasil (o centro econômico do país) não gostou de os ritmos que veio da Bahia e mais, Lambada canções permaneceu restrita à região Nordeste do país.
Nessa altura, embora tenha sido reconhecida como a febre Verão enorme sucesso, a lambada foi longe com o seu verdadeiro sucesso no mundo inteiro.

A dança proibida

A partir desses anos (cerca de1988) foi a primeira lenda sobre Lambada: a lenda da dança proibida. Com suas raízes no Forró e Carimbó e vários outros estilos dança norte-brasileira, lambada, foi relacionado com o Maxixe, dançando um estilo que já em 1980 foi a verdadeira dança proibida devido às suas canções picantes líricas e seus movimentos.

No seu pico, e, talvez, feito de propósito para criar ainda mais exposição na mídia, lambada foi anunciada como um material erótico e pornográfico tipo de dança, quando, na melhor das hipóteses era apenas uma forma de dançar sensual. A bem sucedida fórmula de publicidade danças eróticas como o motor tem seguido até depois do fim da temporada Lambada na Bahia. Bem estabelecida ritmos como o Axé sofreram a mesma sorte e deu origem a esta tendência sazonal hits como a "dança da garrafa 'música e grupos, como Gera Samba.

A segunda explosão

Lambada mundo O fenômeno foi tão forte que alguma coisa quase inacreditável aconteceu: a música voltou ao Brasil como um estilo musical estrangeiro, alcançando o mais evoluído economicamente região sudeste do Brasil. Algumas pessoas calculam esta re-inserção de Lambada mudou a forma como os jovens brasileiros foram casais dançando na década de 1990.
Se isto for verdade, o facto é que cerca de hora e por mais de 30 anos desde que os Beatles, os jovens casais não estavam interessados em dançar juntos. No início dos anos 90 estes jovens começaram a dançar juntos, mais uma vez, e centenas de brasileiros-estilo baile dançando escolas foram re-aberto.
Esta segunda vaga Lambada foi maior no sucesso, atingindo toda a população brasileira. Ela deixou fortes marcas na cultura brasileira, quando se tornou a Lambada como internacionalmente conhecido como o Samba era.

As mudanças

Com todo o mundo e de repercussão nacional a dança começou a evoluir. Em suas origens (cerca de 1990) os casais iriam manter a dança perto de si, tocando sua barriga o tempo todo. Tal foi “o caso de uma precoce Lambada dança contestar a «Lambateria UM” (uma dança local) em que os concorrentes deviam ser eliminados, se eles nunca se tornaram cada vez separados durante a performance.
Durante a segunda explosão, a forte procura de dançarinos em filmes e shows, reuniu a experiência e as técnicas de muitos dançarinos profissionais e começou a mudar a forma da Lambada foi dançado. Jive estilo voltas foram adicionados e também alguns movimentos acrobáticos foram incorporadas. É a partir desta época que a Cambre (a curva da cintura para o lado ou para o fundo provenientes de balé) foi incorporado.
Juntamente com a lambada música em cada estação de rádio, muitos músicos provenientes de vários outros estilos, como pop - Fafá de Belém e Sidney Magal seguiu a tendência e gravado várias canções que se tornaram hits bem conhecidos e de vez em quando ainda encontrar sua maneira hoje na pista de dança.
Depois de um tempo o estilo Lambada música entrou em declínio e em 1994 já era muito difícil encontrar qualquer Lambada canções em qualquer loja de discos. Lambada compositores começaram a desaparecer e as pessoas gostam Beto Barbosa nunca foram novamente para ser ouvido. A dança perdeu muita da sua força e recurso e hordas de bailarinos migraram para outros estilos mais tradicionais danças brasileiras ou seguir as tendências em outras da Bahia verão trouxe danças como o Axé. Outros permaneceram associados ao Lambada dança e começaram a procurar outros estilos musicais como a Soca, Zouk Kompa e continuar a dançar a lambada com seus movimentos.
Outros não-Caraíbas estilos musicais também foram incorporadas, como o Flamenco Rumba de Gipsy Kings árabe e algumas músicas, mas a maioria das músicas foram selecionadas Zouklove (um sub-estilo de Zouk) ou o Africano Ki zomba, que tem grande semelhança com Zouklove. Também Cabo swing lento, a partir do Cabo Verde, é usado frequentemente pelos bailarinos.
Alguns dos artistas populares Cantores de Zouk incluimos Suzanna Lubrano, Gil Semedo, Kaysha, Edith Lefel, Ludo, Princess Lover e Thierry Cham, pop, mas também artistas como Shakira, Madonna, Ricky Martin, Enrique Iglesias, Cher, Jennifer Lopez, Whitney Houston e Hoje a maioria dos professores e bailarinos estão usando o termo Zouk-Lambada, Lambazouk, ou simplesmente para se referir ao Zouk Lambada dança, e há uma discussão em curso sobre se estes são realmente 2 (ou até mesmo 3) diferentes tipos de danças. A realidade é que como a maioria das danças internacionais ao redor do mundo, tem evoluído e continuará a fazê-lo no futuro.

Por: Luis Florião


Origem da Dança de Salão

 

Aqui no Blog da Planet Zouk Porto como não poderia deixar de ser temos espaço para qualquer modalidade, estilo ou tipo de dança de nosso planeta. Sempre baseando-se em pesquisas e materiais técnicos, mas também opiniões do autor e do público  através dos comentários fornecidos. Dando os devidos créditos a quem é de direito e sempre citando o material pesquisado, trabalhando assim como um veículo de informação ( principalmente ).

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia Livre


Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto.

Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin -- definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês).

As danças praticadas nesses estilos são:
  • A valsa lenta (ou valsa inglesa);
  • O tango internacional (diverso do tango argentino);
  • A valsa (também chamada de valsa vienense);
  • O foxtrote e o quickstep (International Standard);
  • O samba (diferente das modalidades de samba brasileiro);
  • O chachachá;
  • A rumba
  • O passo doble;
  • E o jive (International Latin).
Acompanhe a Série: Dança de Salão e Seus Estilos

A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais na européias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.
É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso.
Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.
Existe uma versão brasileira semelhante ao swing chamada soltinho.

No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada, zouk, salsa e tango.

Nenhum comentário: